9 dicas para rankear melhor seu site no Google

1. Conteúdo relevante e atualização constante 

Ter um conteúdo relevante é um dos fatores mais importantes para ficar bem rankeado no Google. É fundamental produzir conteúdo de qualidade e que seja interessante para o público-alvo.  

No entanto, isso não basta para que o site fique bem rankeado no Google. É preciso ter atualizações constantes, inclusive para apontar ao Google que você se preocupa com o material que entrega ao leitor. Revise, atualize, faça ajustes na informação: mostre que você se preocupa com o que publica. 


2. Palavras-chave 

As palavras-chave são os termos que os usuários digitam no Google para encontrar um conteúdo e chegar até o que você publicou, e também são extremamente relevantes para garantir um bom rankeamento do site.

Se você tem dificuldade de identificar as palavras-chave para utilizar no site, pode utilizar as ferramentas oferecidas por sites como SemRush, Ubersuggest e Answer the Public.  

Confira este artigo sobre algumas dessas plataformas e como utilizá-las. 


3. Título e descrição 

O título e a descrição são os primeiros elementos que o usuário vê ao encontrar o site no Google. Por isso, é importante garantir que haja títulos e descrições em todas as páginas.  

Veja algumas dicas para melhorar quando o assunto é título e descrição do site. 


  • Use títulos que atraiam o leitor para querer ler o que você publicou. 
  • Mantenha o leitor interessado desde a primeira linha do texto e já diga por que ele precisa ler todo o material. 
  • Prefira escrever textos com linguagem mais clara e compreensível (redação menos técnica e sem vocabulário rebuscado). 
  • Ajude o leitor na navegação: faça listas e coloque intertítulos ao longo do texto. 
  • Faça chamadas para ação (CTAs) como “Clique agora”, “Ficou curioso? Veja mais!”. 


4. URL amigável 

A URL amigável é aquela que utiliza termos relevantes para o conteúdo da página. Afinal de contas, usar www.seudominio.com.br/conteudo-exclusivo é muito melhor do que ter um endereço como www.seudominio.com.br/123456.  

Duas pessoas olhado para um dashboard na tela de um notebook.


5. Responsividade 

A responsividade garante que seu site seja visualizado corretamente em qualquer dispositivo, seja desktop, seja tablet, seja smartphone. 

Ao rastrear os sites, o Google faz a indexação e analisa a versão móvel deles para avaliar a experiência do usuário. Por isso, dê atenção ao conteúdo que você produz e cheque se a versão mobile está adequada para garantir uma boa navegação em dispositivos móveis. 

Ter um site que se ajusta à tela do usuário garante que a experiência do usuário seja a melhor possível, o que inclui adaptação dos conteúdos das páginas, como imagens, vídeos, ícones e gráficos.  


6. Velocidade de carregamento 

Os usuários tendem a abandonar sites que demoram muito para carregar, o que prejudica a experiência do usuário e, consequentemente, o rankeamento do site. 

Um dos grandes problemas em ter um site que carrega lentamente é que isso dispara a taxa de rejeição (quando o leitor acessa e logo sai da página). Isso pode ocorrer com a home ou com alguma página interna. Para saber se está com esse problema e testar a velocidade do site, utilize ferramentas como o Google PageSpeed Insights, que é gratuita. 


7. Links internos e externos 

Links internos e externos ajudam a construir a autoridade do domínio, que é outro critério de avaliação para melhorar a posição em que o site vai aparecer nas ferramentas de buscas. Os links colocados nos posts servem como indicação para outros conteúdos e mostram ao Google que há relevância no material. 


8. Redes sociais 

As redes sociais ajudam a aumentar a visibilidade do negócio na internet, por isso, pode ser uma ótima ajuda para que seu site se torne mais relevante. Ao compartilhar o conteúdo do site nas redes sociais, você aumenta a chance de atrair novos usuários e, consequentemente, faz o site ficar mais bem rankeado. 


9. Monitore o comportamento do usuário 

Por fim, é importante monitorar e analisar constantemente o desempenho do site para identificar possíveis melhorias a serem feitas. Para isso, você precisa acompanhar o funcionamento geral, saber quais são os conteúdos mais acessados e se eles estão visíveis para o usuário, além de ter noção do que fazer para aperfeiçoar o site, otimizando-o constantemente.