Qual a importância de ter um Brandbook

Se você está buscando profissionalizar a sua marca, já deve ter ouvido falar sobre brandbook, certo? Também conhecido como manual de marca, ele é ferramenta essencial do processo de branding.

Isso porque ele é um guia com todas as informações e orientações de estratégia de marca. Nele, estão descritas as diretrizes da empresa para que todas as áreas mantenham a identidade de marca, seja verbal ou visual.

Como é um documento muito importante, é essencial que todas as pessoas do seu time tenham acesso a ele. Muitos acham que o brandbook só é necessário para a área de marketing, mas a verdade é que ele deve estar disponível para toda a empresa.

Ele é importante porque mantém a identidade da empresa organizada e padronizada, é fácil de ser compartilhado e promove o trabalho em equipe, principalmente quando utilizado em campanhas.


Importância de desenvolver um bom brandbook

Apesar do que muitos pensam, o brandbook não é só um guia para o pessoal de design. Nele estão todas as especificações sobre a estratégia de marca da empresa.

Ou seja, ele é um manual que explica como a empresa deseja ser vista pelo público. Então, deve-se consultá-lo para garantir uma identidade padronizada e alinhada com os objetivos da marca.

Pensando que as marcas podem sofrer variações de acordo com o tempo, é importante lembrar que o brandbook é um guia, não um livro de regras. Então, encare-o como um descritivo do espírito da marca, com proposta, valores e principais características.

Ele explica o porquê de cada elemento, disponibiliza variações de aplicação em situações da vida real, mas não apresenta todas essas informações para regrar o que deve ser feito, e sim trazer inspiração.