O trabalho do design pode envolver todas as etapas importantes nos processos internos de uma empresa.
Vai desde o desenvolvimento do produto, passando pela produtividade dos funcionários até a apresentação da oferta ao mercado. O mesmo vale se for uma prestadora de serviços ou se o empreendimento tiver orientação B2B. A forma como você apresenta visualmente sua marca é da alçada do design.
Pense nessa área como a responsável por cuidar de toda a identidade visual do seu negócio: concepção de embalagens, criação de logos e até a disposição da estrutura física da organização, como as cores do escritório, o posicionamento dos equipamentos e das ilhas de produção. Deve-se buscar, o máximo possível, transmitir os valores da sua empresa.
Por exemplo, pense em uma sede sem divisões físicas, ou com o mínimo de paredes, onde funcionários de diferentes áreas possam se comunicar com mais liberdade. Isso pode contribuir com a troca de informações e conhecimento entre os colaboradores, além de ajudar na agilidade na produção de ideias. É uma concepção que pode surgir do design.
Design aumenta as vendas
Uma reportagem do UOL mostrou que uma pequena empresa que vendia cogumelos no interior de São Paulo conseguiu aumentar suas vendas em até 257%. Esse exemplo serve para reforçar a importância do design bem planejado, feito com pesquisas, testes e muitos estudos para fazer uma mudança que impulsionasse as receitas do negócio.
Assim pode ser também com a sua empresa. Investir em design é uma saída para gerar mais vendas. Para isso, é preciso analisar a situação atual do mercado, os concorrentes e como os consumidores percebem os valores do seu produto.
Visite alguns estabelecimentos comerciais e imagine como sua mercadoria competiria com a concorrência; entre no site de outras empresas da sua área e confira como eles se apresentam. São alguns exercícios que ajudarão você a pensar sobre como utilizar o design para destacar seu produto ou serviço dos demais.
Quer outro motivo convincente? Um levantamento feito pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) mostrou que 75% das empresas que apostaram no design obtiveram aumentos em suas vendas. Desse montante, 41% conseguiram reduzir os seus custos de comercialização.
Design moderniza sua empresa
Vivemos em uma época em que a palavra inovação tem muita força. As pessoas gostam do que é novo, útil e moderno. Se você trabalha com produtos não é difícil fazer com que os consumidores percebam a diferença nas embalagens — veja esta lista de marcas que mudaram a embalagem de produtos com o tempo.
Se o seu empreendimento presta serviços ou comercializa para outras empresas, a atualização de valores pode vir na forma como você se apresenta. A disposição dos móveis em uma sala de reunião, seus uniformes ou a escolha das cores do seu site podem transmitir os valores que sua organização deseja passar para os atuais e potenciais clientes.
Envolve os seus consumidores
Ao pensar no design para facilitar a vida dos seus clientes, maiores chances sua empresa terá de gerar encantamento. A fidelização do público não parte somente da atração visual da oferta exposta numa prateleira ou em um site, mas sim do quanto o produto é útil para uma pessoa ou ajuda no sucesso de outras empresas.
Quando você consegue unir desempenho, qualidade, preço acessível e um bom design, mais atrativa sua oferta se torna. É a combinação para garantir competitividade ao seu produto ou serviço.
Gera diferencial competitivo
A partir do momento em que fatores como preço, tecnologia, desempenho, distribuição e promoção pouco se diferenciam de uma oferta para outra, é hora de pensar na aplicação do design. É pelo visual e a conveniência que o consumidor decidirá qual opção escolher. Não é questão de ter somente uma embalagem bonita. O cliente terá no formato e na estrutura do produto uma de suas últimas oportunidades para enxergar valores que motivem a compra.
Vamos exemplificar com um setor onde os produtos têm poucas diferenças entre si: o de mouses para computadores e notebooks. Dificilmente um consumidor decide antecipadamente qual marca vai escolher, não é mesmo? A utilidade é a mesma, os preços são parecidos dentro de uma linha e o visual também não tem muito o que diferenciar. Então o que faz as empresas conquistarem os clientes?
Não o que visa conquistar somente pelos olhos, mas também pelo tato. O formato do produto é que atrairá o consumidor. Um modelo deve transmitir valores como praticidade, leveza e conforto, características que não são técnicas, porém são decisivas nas vendas.
Um design eficiente é aquele que carrega em si os valores de uma marca e os agrega nos produtos e nos serviços. Por meio dessa estratégia, o consumidor percebe com mais facilidade essas características. É uma espécie de complemento (ou até mesmo um dos carros-chefe) da comunicação da empresa, em sua forma mais próxima e direta com o público.
Imagine se a Nescau removesse o raio amarelo característico de suas embalagens. Não faria o menor sentido e não teria o mesmo efeito nas vendas, não é mesmo? É um simples elemento que complementa valores presentes na comunicação da marca, como energia, disposição e bem-estar.
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