Você sabe o que é copywriting e a sua importância?

Copywriting: o que é, boas práticas (e por que elas funcionam) e tudo para você se tornar um Copywriter


O que é copywriting e qual é sua importância no marketing? Leia nosso post e veja como criá-lo para se relacionar melhor com seu público.


Copywriting é o processo de produção de textos persuasivos para ações de Marketing e Vendas, como o conteúdo de emails, sites, catálogos, anúncios e cartas de vendas, por exemplo. O profissional responsável pelo desenvolvimento do texto (também chamado de copy) é conhecido como Copywriter.


Imagine que seu filho está crescendo e você está procurando brinquedos educativos para ele. Fazendo buscas online, você vai parar na página “sobre” de duas empresas:


Empresa X:


“A X é uma empresa com base em __. A empresa ainda pertence à família __, que a fundou em __. A X é comprometida com o desenvolvimento da criatividade das crianças por meio de brincadeiras e aprendizados. Com base em seus primeiros produtos, a empresa hoje oferece brinquedos, experiências e materiais de ensino para crianças em mais de 130 países.”


Empresa Y:


“Nós estamos no meio de uma Revolução no Aprendizado — uma revolução que defende a importância das brincadeiras no ensino do século XXI! A Y cria e produz brinquedos que ensinam sobre empatia, comunicação criativa, colaboração e outras habilidades necessárias para os aprendizes do século XXI, de qualquer idade.”


A descrição da empresa Y parece muito mais interessante do que o da empresa X, não acha?


Isso porque, mais do que falar sobre seus produtos, a empresa Y passa seus valores. Ou seja, ela vende uma ideia. A ideia de uma nova forma de educar, que associa o ato de brincar ao ato de aprender.


Mas e o que isso tem a ver com copywriting?


Na verdade, tudo. Quer ver como?


Antes de falar sobre copywriting, vamos dar um passo para trás e falar sobre os propósitos de escrever.


Como você deve imaginar, escrever tem diferentes propósitos; no marketing, a escrita tem como principal objetivo convencer o público-alvo de algo, seja comprar um produto, um serviço ou mesmo uma ideia.


E é nesse sentido que o propósito da escrita no marketing se relaciona ao copywriting. Copywriting é o ato de produzir textos (sejam eles slogans, sites, posts, eBooks, emails etc.) com o objetivo de guiar sua audiência na tomada de uma decisão.


Como dissemos, essa tomada de decisão pode estar relacionada a uma compra direta (quando falamos do produto ou do serviço) ou a outra ação que esteja dentro desse processo (vendendo uma ideia ou oferecendo um conteúdo, por exemplo).


Mas, então, no caso acima, se ambos os textos tentam convencer a audiência da importância e qualidade das empresas e seus produtos, por que o segundo parece muito mais interessante e cativante do que o primeiro?


A resposta para isso está em diferenciar o que é e o que não é um bom copywriting. E o que seria um bom copywriting?


As novas estratégias de marketing, como o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo online, fazem com que seja necessário rever esse conceito.


Com a popularização dessas estratégias nos últimos anos, percebe-se cada vez mais a importância de um copywriting que traga também informação ao público-alvo, e não seja só propaganda.


Mais importante do que vender, é transmitir a informação que seu público quer ver, e que agregue valor para ele.